Buscar
  • Pietra Ramalho

Bloqueio criativo: 7 dicas para superá-lo

Atualizado: Abr 22

Pessoas de diferentes áreas estão sujeitas a passar por um bloqueio criativo, principalmente aqueles que contam com sua criatividade para produzir conteúdo. É um desafio para quem trabalha com redação, produção de conteúdo, design e produção musical.

Pensando nisso, separamos algumas técnicas para que você possa enfrentá-lo da melhor forma, e assim melhorar sua produtividade e desempenho profissional.


Antes de tudo, você sabe o que é bloqueio criativo, e consegue identificá-lo?


Como diz o nome, o bloqueio criativo é uma perda temporária de habilidades para realizar alguma atividade que envolva produção de conteúdo, sendo um obstáculo à criação de algo novo, seja uma arte gráfica, pintura, música ou um texto.


O bloqueio criativo acontece quando você tenta fazer algo, mas não faz ideia de como iniciar, por falta de criatividade ou inspiração, causando frustração e estresse. Mas apesar de frustrante, é comum e existem formas para superá-lo, vamos mostrar alguns motivos do porque ele acontece, confira abaixo:


Motivos possíveis que levam ao bloqueio criativo.


O bloqueio criativo pode acontecer por razões psicológicas ou fisiológicas, mas existem formas de contornar a situação, tentar entender a sua causa é a melhor forma de enfrentá-lo.

  • Estresse

Quando nos estressamos com algo, nos desgastamos fisicamente e emocionalmente, e a tendência é que isso dificulte o nosso dia-a-dia, e que haja um problema para desenvolver algum projeto ou encontrar novas ideias.

  • Perfeccionismo

O bloqueio criativo pode ocorrer devido a cobrança consigo mesmo, de ter uma ideia perfeita na cabeça antes de colocar no papel. É importante sabermos que nada inicialmente é perfeito, e que tudo que realizamos podemos ir refinando ao desenvolver.

  • Medo do sucesso passado

Acontece quando você acaba de realizar um trabalho que fez sucesso, recebeu elogios, teve diversos comentários e compartilhamentos, o que faz você se cobrar e ter uma pressão consigo em relação ao seu desempenho, se conseguirá atingir esse nível novamente, ter uma ideia tão boa ou realizar algo que nunca mais fará tanto sucesso. É uma pressão que trava o fluxo de pensamentos em busca de algo que seja perfeito.

  • Procrastinação

Quando deixamos pra depois, e ficamos enrolando para começar algo, mesmo sabendo dos prazos e riscos, preferimos arriscar por medo de uma resposta, ou seja, a procrastinação não acontece exatamente por conta de um problema com gerenciamento de tempo, mas sim emocional, para evitar algo desagradável.

Como estimular a criatividade e superar o bloqueio criativo


  • Dê uma pausa

Antes de tudo, é necessário dar um descanso ao seu cérebro, quando não souber o que fazer, e por onde começar, tome um café, escute uma música, descanse sua mente por alguns minutos.


  • Fique longe das distrações

Para Larry Rosen, professor da Universidade Estadual da Califórnia e pesquisador da chamada "psicologia da tecnologia", a capacidade média de concentração dos participantes de suas pesquisas é de apenas 3 a 5 minutos. Depois disso, eles se distraem, sem conseguir terminar seus estudos ou trabalhos. Para que você consiga concluir seus deveres, você deve estar totalmente conectado a ele, se mantenha distante do celular, evite olhar mensagens, e-mail, navegar nas redes sociais. Para aumentar seu foco, retire do seu campo de visão os objetos que podem te distrair.


  • Escute uma música

Estudos revelam que música de fundo é capaz de elevar o desempenho cognitivo das pessoas quando realizam tarefas como exames acadêmicos (mas isso talvez dependa de se aquela música primeiro eleva o astral delas). Pesquisas também sugerem que músicas animadas nos ajudam a apresentar bom desempenho sob pressão.


  • Não se compare com os outros

Cada um de nós temos nosso processo para realizar um trabalho, um texto, um vídeo, ou uma imagem quando é publicado passou por um processo de edição e revisão, é claro, podem haver trabalhos superiores ao nosso, mas não fique apegado a isso, foque em você, e em encontrar ideias para desenvolver com qualidade.


  • Durma bem

Uma noite mal dormida além de causar estresse e mal humor no dia seguinte, pode diminuir sua criatividade e causar um bloqueio, o sono é essencial para consolidar, organizar e estruturar as memórias no cérebro, o que está ligado diretamente ao processo criativo


  • Defina os temas com antecedência e estude

É importante definir o tema para que você consiga se planejar, se melhor crie um calendário editorial com os conteúdos que você precisa produzir, assim você irá trabalhar de forma clara, organizada e conseguirá conduzir melhor o seu tempo.


  • Pesquise e busque referências

É essencial que você tenha alguma inspiração, ou referência para que consiga se basear, assim seguindo um caminho mais assertivo ao desenvolver seus trabalhos. Depois de realizar pesquisas, estude as técnicas que você pode utilizar para desenvolver o mesmo, deixe sua mente trabalhar em novas ideias.


É importante saber que as dicas podem servir para alguns, e outros não, por isso sempre procure algo que faça você se libertar desse bloqueio, seja numa mudança de ambiente de trabalho, fazendo exercícios, organizando sua agenda ou fazendo um brainstorm.

Siga as nossas dicas para manter a produtividade e a criatividade em equilíbrio! E se você ainda tiver alguma dúvida sobre o assunto, ou deseja deixar uma sugestão ou pergunta, entre em contato conosco pelos canais abaixo!

11- 99167-0354

11- 3878-5840

contato@agenciadeartistas.com.br





19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo