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  • Pietra Ramalho

Como avaliar a relevância de um digital influencer

Hoje os influenciadores têm um grande poder de persuasão e relevância na vida de muitas pessoas que decidiram o seguir. Nós sempre pesquisamos referências ou indicações para comprar um produto, e hoje, é só olharmos algum publipost de influencer, que o desejo de consumo vem de imediato.

Mas para que isso aconteça de forma natural e assertiva, o influenciador precisa ser autêntico, comunicativo, ter frequência, e um segmento específico, e principalmente entregar um conteúdo de qualidade, pois essas pessoas que decidiram te seguir, criando um vínculo com você, esperam um conteúdo que possa agregar algo em suas vidas.


No artigo de hoje, nós deixamos algumas dicas de como você, empreendedor, pode avaliar a relevância do influenciador que tem interesse, seja para uma campanha ou afins, confira abaixo:


Pontos principais:


Número de seguidores


Bom, primeiramente devemos entender que o número de seguidores, não diz muito sobre o influenciador, o ponto mais importante, é se esse influenciador entende o seu público, conhece suas dores, e entrega conteúdos que irão sanar isso, é sobre ter a audiência que realmente se interessa no conteúdo.



Interações reais


Independente do número de seguidores, é preciso entender se todas essas pessoas que estão ali, realmente estão interagindo e dando um retorno positivo em relação às publicações, ou seja, essa pessoa não deve ser apenas um número, e sim um seguidor participativo, fiel, e engajado



Taxa de engajamento.


Outra coisa muito relevante, que se deve avaliar é a taxa de engajamento desse influencer, é como um termômetro digital. Esse influenciador deve ter resultados positivos e frequentes, apresentando uma quantidade de pessoas válida, que realmente estão interessadas no conteúdo que ele entrega.


Mas como analisar isso? Um dos sites que podemos indicar, é o Just Not Analytcs que mostra o porcentagem de engajamento dessa personalidade, seu crescimento, hashtags usadas com frequência em forma de nuvem de palavras, e também uma análise das interações de posts! Uma plataforma bem completa pra quem tem curiosidade sobre.


Outro site que também oferece essas métricas, é o Social Blade, que é um pouco semelhante, mas não tão completo. Também temos o Modash que apesar de um dos mais completos, tem seus prós e contras, já que é necessário ter um endereço de e-mail comercial, além de ser pago. Para quem trabalha analisando essas métricas, vale muito a pena, caso o contrário, indicamos esses que são gratuitos e tão funcionais quanto o Modash.



Caso você deseje realizar o cálculo manual, você deve realizar a seguinte conta:


Interações dos últimos 12 posts (média) exceto o último postado x 100 ÷ seguidores

Avaliar as métricas é importante, mas isso não resume esse influencer ou artista, devemos ver o que aquela personalidade tem a oferecer, agregar, e o que ela transmite, pois os números não podem expressar a verdadeira força de um perfil.


Propósito


Outro ponto muito importante, é analisar os propósitos deste influencer, se ele realmente está acessível, criando laços e compartilhando informações valiosas. E o mais importante, se ele é espontâneo, e compartilha o seu verdadeiro eu, fazendo com que as pessoas se sintam cada vez mais próximas.


Você deseja encontrar uma personalidade ideal para suas campanhas? Entre hoje em contato com nosso time de Marketing, e saiba tudo sobre cada um deles, e como eles podem impulsionar o seu negócio!



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