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  • Pietra Ramalho

Qual a importância de ter um bom storytelling



Storytelling nada mais é que a arte de contar histórias, em outras palavras é uma narrativa que consegue ligar você ao seu cliente, de uma forma que você consiga criar laços com ele e envolvê-lo em sua história, criando sintonia e identificação com a marca ou serviço.


Para saber como emocionar o seu ouvinte, você precisa entender ao máximo sobre ele, e sobre o seu negócio, identificando que tipo de história fará ele se identificar, pensando principalmente em quais são as necessidades e dores desse cliente, seus hábitos, interesses, etc. Estabeleça um vínculo para que tudo que você disser faça sentido, pense na melhor história que possa criar uma identificação imediata.


Toda empresa tem histórias a contar, que fale sobre sua trajetória, ou sobre seus clientes, mas é fundamental que você seja envolvente, interessante e acima de tudo verdadeiro! No artigo de hoje, vamos falar sobre a importância de um bom storytelling e como iniciar sua história.


Qual a importância do storytelling


O storytelling é uma ferramenta muito boa, e muito usada hoje em dia para aproximar, criar vínculos, e humanizar as marcas. Tudo o que consumimos hoje em dia, tem storytelling, séries, livros, a maioria dos produtos passam por essa estrutura, por uma história.


Histórias devem passam emoção, mas para que isso aconteça é preciso ter ética, sabendo realizá-la de maneira verdadeira, você pode impactar e ter sucesso! Pense em ter um vínculo com o produto, e o principal, tenha simplicidade, isso é essencial para ter um impacto interessante.



Grandes marcas como a Coca-cola, Dove, Google e o Banco Itaú adotam o storytelling de forma frequente em suas estratégias de comunicação, criando um senso de identificação entre seus clientes e a marca. Normalmente é sobre um problema que você esteja enfrentando, e aquela marca oferece a solução.


Contando histórias, você pode atrair consumidores pela identificação, aumentar o seu tráfego e engajamento nas redes sociais, vender mais, criar autoridade, e principalmente fidelizar clientes, sendo uma maneira muito eficaz e persuasiva, e nada intrusiva em relação a publicidade comum.


Como criar um bom storytelling


Como já falamos acima, o storytelling precisa cativar e mexer com a emoção das pessoas de alguma forma, e para isso você precisa se identificar com o contexto apresentado ao longo da narrativa, abaixo iremos apresentar alguns pontos para que você inicie seu storytelling.


  • Introdução

A introdução deve ser muito bem trabalhada, pois assim você conseguira captar a atenção do publico de imediato, apresente quem são os personagens, para introduzir seu público para dentro do universo em que será contado a história, reúna todas as informações sobre sua marca, para criar um storytelling autêntico e original.


  • Conflito

Agora você precisa apresentar quais são os problemas, para despertar a curiosidade de quem assiste, crie dúvidas, pense exatamente no que o seu público passa e busque criar empatia com eles.


  • Emoção

Use a emoção ao seu favor para aproximar seu público, essa é uma das técnicas mais eficientes para um storytelling fazer sucesso, e assim criar conexões com as pessoas e marcas. Além disso, esse é um fator que irá humanizar sua marca.

  • Ajuda

Mostre inicialmente, o quanto está difícil resolver aquele problema, e que o personagem até mesmo pensou em desistir, mostre esse drama em sua narrativa, para mostrar quantos desafios a pessoa tem enfrentado. Após, este pode ser o momento ideal para mostrar a sua marca, com a solução para o problema, focando sempre na solução e no personagem, e não no negócio em si.

  • A vitória

Agora é o momento de você mostrar a superação, que graças a ajuda necessária seu personagem venceu, e que apesar de todas as dificuldades a solução existe. Neste ponto o público já criou uma conexão emocional com sua história e negócio. Conclua com a etapa de como a vida do seu personagem mudou com as escolhas que ele fez, abuse da emoção, mas tome cuidado com os clichês.

Agora que você já tem uma base para começar seu storytelling, que tal colocar em prática? Caso você tenha ficado com alguma dúvida, ou tem uma sugestão, entre em contato conosco através dos canais abaixo!



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