top of page
Buscar
Foto do escritorPietra Ramalho

A influência da propaganda na vida do consumidor



A propaganda vem de muito tempo atrás, já que os egípcios elaboravam mensagens em papiros para aumentar as vendas e os anúncios vieram praticamente junto com a escrita, dessa forma as técnicas foram evoluindo em conjunto com as tecnologias de comunicação.


A escrita surgiu com a necessidade dos seres humanos conseguirem transmitir mensagens, e assim chamar a atenção do outro.


Os primeiros anúncios comerciais foram publicados em 1650, na Inglaterra. Nos Estados Unidos, a publicidade começou em 1704, nos jornais e principalmente para compra e venda de imóveis. No Brasil, a propaganda se iniciou em meados de 1800.


No post de hoje, nós iremos falar sobre o quanto a propaganda pode influenciar na vida de um consumidor.


A propaganda e sua influência


A propaganda sempre esteve presente na vida das pessoas, por exemplo na TV, a propaganda reina por décadas, e dessa forma nós conhecemos as novidades das empresas.



Mas hoje, com a era digital, as propagandas estão cada vez mais inovadoras, os publicitários e designers estão cada vez mais ousados para fisgar a atenção do público.


Dessa forma, podemos imaginar que o consumo tem tido um crescimento gradativo, já que ele faz parte do cotidiano de todo ser humano, pois muitas de suas necessidades dependem disso.


Mas muitas pessoas costumam comprar não por necessidade, mas sim por satisfação pessoal, o chamado consumismo.


O consumismo está totalmente associado ao capitalismo, ele é disseminado por meio de campanhas publicitárias transmitidas em diversos meios de comunicação como outdoors, cinema, televisão, redes sociais e muitos outros.


Qualquer pessoa hoje, independente da sua classe social ou idade, é estimulada por propagandas a consumir, pois os publicitários que as criam exercem um poder de manipulação gigantesco, por intermédio de diversas repetições e artifícios visuais, criando um desejo de consumo.



Por que consumimos?


Já parou para pensar quantas vezes você viu uma propaganda, e mesmo sem estar precisando desejou aquele produto?


As campanhas além de mostrar o produto, elas também agregam valor, criando uma sensação de que se você comprá-lo irá ser mais feliz, desejado, entre outros sentimentos de bem estar.


Um grande exemplo são as propagandas da coca cola, que demonstram que seu dia pode mudar para melhor, se você consumi-la, o seu próprio slogan retrata isso com a frase "abra a felicidade".


O papel da propaganda em uma estratégia de marketing é muito importante, já que ele é decisivo para o sucesso de toda a abordagem. É graças a ela que o marketing consegue obter resultados como criação de identidade e de nicho, além de fortalecer a marca de uma maneira geral.


Não se vive sem campanhas publicitárias, e saber o que está em alta no segmento que você atua, é muito importante para encantar o cliente.


As campanhas publicitárias brasileiras recebem prêmios aqui e no exterior, mas, acima de tudo, é importante que nossas mentes criativas (agências e criadores) nunca se esqueçam da grande responsabilidade social que devem exercer como instrumento de comunicação de massa.


Nós da Agência de Artistas, esperamos que esse artigo possa te ajudar! Não deixe de olhar os outros artigos, tem muita coisa valiosa para você empreendedor que deseja impulsionar sua marca.


Entre em contato conosco hoje para saber como podemos te auxiliar nessa jornada.

contato@agenciadeartistas.com.br

11- 3878-5840




3.831 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page