A influĂȘncia da propaganda na vida do consumidor
- Pietra Ramalho
- 30 de jul. de 2021
- 2 min de leitura

A propaganda vem de muito tempo atrĂĄs, jĂĄ que os egĂpcios elaboravam mensagens em papiros para aumentar as vendas e os anĂșncios vieram praticamente junto com a escrita, dessa forma as tĂ©cnicas foram evoluindo em conjunto com as tecnologias de comunicação.
A escrita surgiu com a necessidade dos seres humanos conseguirem transmitir mensagens, e assim chamar a atenção do outro.
Os primeiros anĂșncios comerciais foram publicados em 1650, na Inglaterra. Nos Estados Unidos, a publicidade começou em 1704, nos jornais e principalmente para compra e venda de imĂłveis. No Brasil, a propaganda se iniciou em meados de 1800.
No post de hoje, nĂłs iremos falar sobre o quanto a propaganda pode influenciar na vida de um consumidor.
A propaganda e sua influĂȘncia
A propaganda sempre esteve presente na vida das pessoas, por exemplo na TV, a propaganda reina por décadas, e dessa forma nós conhecemos as novidades das empresas.

Mas hoje, com a era digital, as propagandas estĂŁo cada vez mais inovadoras, os publicitĂĄrios e designers estĂŁo cada vez mais ousados para fisgar a atenção do pĂșblico.
Dessa forma, podemos imaginar que o consumo tem tido um crescimento gradativo, jĂĄ que ele faz parte do cotidiano de todo ser humano, pois muitas de suas necessidades dependem disso.
Mas muitas pessoas costumam comprar não por necessidade, mas sim por satisfação pessoal, o chamado consumismo.
O consumismo estå totalmente associado ao capitalismo, ele é disseminado por meio de campanhas publicitårias transmitidas em diversos meios de comunicação como outdoors, cinema, televisão, redes sociais e muitos outros.
Qualquer pessoa hoje, independente da sua classe social ou idade, Ă© estimulada por propagandas a consumir, pois os publicitĂĄrios que as criam exercem um poder de manipulação gigantesco, por intermĂ©dio de diversas repetiçÔes e artifĂcios visuais, criando um desejo de consumo.

Por que consumimos?
JĂĄ parou para pensar quantas vezes vocĂȘ viu uma propaganda, e mesmo sem estar precisando desejou aquele produto?
As campanhas alĂ©m de mostrar o produto, elas tambĂ©m agregam valor, criando uma sensação de que se vocĂȘ comprĂĄ-lo irĂĄ ser mais feliz, desejado, entre outros sentimentos de bem estar.
Um grande exemplo sĂŁo as propagandas da coca cola, que demonstram que seu dia pode mudar para melhor, se vocĂȘ consumi-la, o seu prĂłprio slogan retrata isso com a frase "abra a felicidade".
O papel da propaganda em uma estratégia de marketing é muito importante, jå que ele é decisivo para o sucesso de toda a abordagem. à graças a ela que o marketing consegue obter resultados como criação de identidade e de nicho, além de fortalecer a marca de uma maneira geral.
NĂŁo se vive sem campanhas publicitĂĄrias, e saber o que estĂĄ em alta no segmento que vocĂȘ atua, Ă© muito importante para encantar o cliente.
As campanhas publicitĂĄrias brasileiras recebem prĂȘmios aqui e no exterior, mas, acima de tudo, Ă© importante que nossas mentes criativas (agĂȘncias e criadores) nunca se esqueçam da grande responsabilidade social que devem exercer como instrumento de comunicação de massa.
NĂłs da AgĂȘncia de Artistas, esperamos que esse artigo possa te ajudar! NĂŁo deixe de olhar os outros artigos, tem muita coisa valiosa para vocĂȘ empreendedor que deseja impulsionar sua marca.
Entre em contato conosco hoje para saber como podemos te auxiliar nessa jornada.
contato@agenciadeartistas.com.br
11- 3878-5840