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  • Foto do escritorPietra Ramalho

Como trabalhar com Stories no Instagram

As redes sociais hoje são os principais meios para engajar o público, vender, criar conexão com clientes, entre uma imensidão de oportunidades e funcionalidades.


Apesar de muitas pessoas saberem disso, nem todas conhecem os benefícios que esses canais de comunicação tem a oferecer.


Dessa forma, no post de hoje você verá como trabalhar com stories do Instagram para obter o retorno que deseja, continue a leitura.



Segundo as pesquisas da We Are Social e da Hootsuite, o Instagram é a 4ª rede social mais usada no Brasil, com 95 milhões de usuários, ficando atrás apenas do Facebook, WhatsApp e Youtube. Essa pesquisa nos revela que a rede social em questão é uma ótima plataforma para aumentar a visibilidade da sua marca e gerar mais conversões.


Como surgiu o Instagram Stories?



A rede social surgiu em 2010, inicialmente disponível para usuários de iOS. Depois de ser disponibilizado para o Android e a rede se popularizou no mundo, sendo comprada pelo Facebook por US$ 1 bilhão.


O Instagram sempre teve uma característica imagética, voltada para a publicação de fotos e vídeos curtos. Hoje ele é muito mais extensivo e permite além das imagens, lives, publicação de vídeos no feed, no IGTV, no Reels e nos Stories.


A função de IGTV permite que os usuários publiquem vídeos maiores do que um minuto, que é o tempo limite para os posts no feed. Já o Reels é uma ferramenta semelhante ao TikTok, em que as pessoas podem criar vídeos de até 30 segundos.


Como trabalhar com stories e como ele funciona?


Os conteúdos publicados nos stories do Instagram são aqueles que ficam disponíveis por apenas 24h nos perfis. Cada story tem duração de até 15 segundos e as pessoas podem utilizar vários formatos como:

  • enquetes;

  • filtros;

  • boomerang;

  • vídeos em sequência;

  • contagem regressiva;

  • GIFs;

Com tantas opções para trabalhar numa rede social que cresce a cada dia, não utilizá-la como canal de comunicação com o público da sua marca é um desperdício.

A seguir, veja como você pode usufruir dessas ferramentas para criar conteúdos que engajam:


Anuncie nos stories


Se você tem um comércio e quer vender mais pela rede social, precisa criar campanhas e anúncios, e para isso você precisa utilizar o gerenciador do Facebook.


Nos anúncios, nunca esqueça de colocar um CTA (call to action), indicando qual ação você deseja que o seguidor execute, como:

  • compre agora;

  • cadastre-se;

  • instale agora (caso a conversão deseja seja a pessoa fazer download de um aplicativo, por exemplo);

  • saiba mais;

  • obter oferta;

Abra a caixinha de perguntas e utilize as enquetes


Uma das dicas principais para trabalhar com stories é utilizar a função de perguntas e a de enquete, o que gera muita conexão, fazendo você conhecer mais o seu público, tirar dúvidas e trabalhar o marketing de conteúdo nas redes sociais da sua empresa. Na caixinha de perguntas, você faz uma questão para o público ou pede alguma indicação, ou o que desejar, usando sua criatividade.


Faça templates


Os templates são ótimas oportunidades para viralizar depressa. Basicamente, você cria uma imagem para ser publicada nos stories em que as pessoas usam o mesmo layout, mas respondem de acordo com as próprias opiniões e experiências. O público pode tirar print desse layout que você criou e compartilhar no próprio story, marcando com um x ou emoji, gif, uma palavra, etc, como resposta ao que o template propõe.


Crie e use os filtros


Outra forma de como trabalhar com stories é utilizar os filtros nos vídeos. Essa funcionalidade pode ser tanto estética – com filtros que colocam efeitos nas imagens -, quanto interativas, com perguntas, joguinhos, entre outras possibilidades.


Lembre-se, não adianta utilizar essas funções sem construir uma estratégia por trás, ela deve ter ligação com o mercado que deseja atingir, por exemplo, você pode criar seu próprio filtro que tenha relação com a sua marca.


Crie destaques no seu perfil


Os destaques são conjuntos de stories que você pode agrupar no seu perfil. Essa opção permite que os conteúdos fiquem na página o tempo que você quiser.


Vamos supor que você seja dono de uma loja de roupas, um destaque interessante seria mostrando peças novas em diferentes corpos. Assim, não é necessário publicar todos os dias o mesmo story com modelos.


Seguindo essa mesma linha, é possível também criar destaques temporários, ou seja, enquanto durar uma promoção, durante uma data comemorativa, por exemplo.


Nós da Agência de Artistas, esperamos que esse conteúdo possa te ajudar! Não deixe de olhar os artigos anteriores, tem muito conteúdo valioso por lá!

E qualquer dúvida, entre em contato conosco através dos canais abaixo, será um prazer nos conectar à você. 11- 99167-0354 11- 3878-5840 contato@agenciadeartistas.com.br Leia também: Top 5 erros comuns em FanPages

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