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  • Foto do escritorPietra Ramalho

As tendências de marketing para 2022


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Um dos assuntos mais comentados do momento são as novas tendências para o ano de 2022, já que estamos chegando na reta final de 2021. Com a chegada da pandemia, tivemos diversas mudanças no Marketing Digital, desde a criação de conteúdo à forma que nos relacionamos com os usuários.


É fundamental que você esteja atento às novas tendências para criar insights relevantes, ainda mais no cenário em que estamos, onde tudo está mudando e se atualizando repentinamente.


No artigo de hoje, nós iremos falar um pouco sobre essas novas tendências que vieram para revolucionar o mercado, se você quer ficar por dentro, continue a leitura:


Quais são as tendências de marketing?


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Segundo dados recentes da Juniper Research, as transações do comércio por voz aumentarão cerca de US$ 4,6 bilhões até o final deste ano, com a possibilidade de alcançar US$ 19,4 bilhões até 2023. A jornada do usuário, desde a pesquisa até a compra, está cada vez mais próxima de recursos de voz.

A utilização das Assistentes Virtuais está sendo ampliado em todo o cenário mundial e nas tarefas do cotidiano, dicas e prevenções sobre diversos temas até de forma dinâmica e cada vez mais humanizada.

O Marketing de Conteúdo ainda é um dos pilares mais relevantes dentro das ações de marketing digital. As organizações estão investindo com força na produção de conteúdos e nos canais de distribuição, já que essa estratégia permite que as comunicações com o público-alvo sejam mais diretas e assertivas.

As estratégias de conteúdo rico são cada vez mais eficazes, não somente no impulsionamento da marca, mas também na geração de novos oportunidades de negócios (leads) para empresa em questão.

Aliás, o conceito de Inbound Marketing e Jornada do consumidor ainda continua em alta, entender toda a jornada e desejos do usuário final, ainda é tarefa bem grandiosa. A jornada é constante e evolutiva, sempre temos que olhar para dentro do cliente, colocando no centro dos nossos negócios. E claro, que para isso acontecer, você precisa entender e saber quem é seu público alvo e sua persona, para que o seu conteúdo converse com eles.

Os relacionamentos via Bots estão cada vez mais “humanos” e inteligentes, com um grande volume de repertório, a fim de evitar a sensação de um contato robotizado, para ter mais sinergia e criar conexão com o usuário.

Nesse contexto a Inteligência Artificial (IA) contribui diretamente oferecendo toda a criação a definição de metas e execução da campanha. As ferramentas abrangem desde a seleção da estratégia de segmentação adequada até a coleta de insights sobre as campanhas em tempo real.

Dessa forma é possível afirmar que a Covid-19 acelerou muito a percepção da necessidade dos consumidores, para que as marcas sejam mais socialmente responsáveis.

É muito comum que os consumidores possam utilizar a rede social para que promovam a cultura do cancelamento e boicote marcas que por exemplo, possam ser preconceituosas.

A Responsabilidade Social está em alta em muitos dos temas para 2022, para que você esteja dentre uma das marcas mais amadas e reconhecidas, você precisa engajar com as necessidades dos seus consumidores, e estar atento à outros conceitos de branding, que devem ser bem planejados e utilizados da melhor forma.


Tendências de marketing para 2022


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Marcar tendências não é uma tarefa fácil. Porém, usar dados para identificar padrões e construir modelos preditivos pode nos ajudar a fazer algumas suposições fundamentadas sobre o futuro.


O futuro do marketing está nas mãos dos profissionais de marketing. Aqui estão outras tendências de marketing que você deve observar para 2022, veja:


1. Pensar omnichannel


O marketing omnichannel se tornou a parte mais importante da estratégia de consumo de qualquer empresa. Com o crescimento do uso de dispositivos móveis, mídias sociais e web, não é por acaso que mais empresas estão se concentrando nessa estratégia. O marketing omnichannel não só aumenta a capacidade do profissional de marketing de encontrar novos clientes, mas também ajuda a reter os existentes.


A intenção aqui é fazer com que o cliente não sinta diferença entre o mundo virtual e o físico, por exemplo, um e-commerce que vende online e realiza as trocas presencialmente, trabalhando com excelência nas duas formas. É preciso fazer com que sua empresa trabalhe interligada com todos os canais utilizados pela a empresa.


2. Marcas se tornando influenciadores sociais


É importante que as marcas sejam ativas nas plataformas de mídia social. Eles devem se tornar influenciadores sociais e construir uma sequência que possa gerar benefícios para eles no futuro.


De acordo com o Hubspot, as marcas ficam melhor quando começam a se tornar mais sociais. Isso os ajudará a atingir seu público-alvo e aumentar a visibilidade de sua marca.


As marcas sempre foram influenciadoras, mas se limitam a serem influenciadores já consolidados no mercado ou simplesmente conhecidos. A chave é que as marcas ganhem seguidores postando conteúdo que ressoe com seu público-alvo, para que possam ganhar a confiança deles e, eventualmente, se tornarem parceiros comerciais no futuro.


3. Marketing de realidade virtual


A realidade virtual (VR) é uma ferramenta incrível para marcas e criadores de conteúdo que desejam construir e interagir com seu público sem quaisquer limitações.


É importante considerar os tipos de conteúdo que serão usados no marketing de RV. Muitas vezes, o conteúdo ainda é baseado em texto, embora seja imersivo. O futuro do marketing de realidade virtual requer conteúdo mais interativo e criativo, como vídeo 360, anúncios interativos e realidade aumentada.


Como todos sabemos, vivemos em uma época em que a tecnologia está em constante mudança e adaptação para melhor atender às nossas necessidades. Dito isso, só faz sentido que os assistentes de escrita de IA continuem a crescer em popularidade, pois fornecem aos indivíduos mais eficiência e criatividade do que nunca.


4. Marketing de conteúdo de marca


O marketing de conteúdo de marca é uma nova tendência de marketing que está mudando a forma como as empresas interagem com seu público. O objetivo do marketing de conteúdo é aproximar sua marca de seu público.


O conteúdo gerado pela marca é uma forma de publicidade que fornece ao público informações sobre sua empresa, produto ou serviço. Pode ser qualquer coisa, desde blogs, vídeos, publicações em mídias sociais até infográficos e páginas da web.


O conteúdo de marca pode ser usado para fins de publicidade e conscientização, bem como para geração de leads. "Branding" em si é um tipo de conteúdo de marca - o ato de construir o conhecimento da marca por meio de diferentes formas de mídia.


5. Tecnologias avançadas de IA


Tecnologias avançadas de IA, como geração de linguagem natural e aprendizado de máquina, já estão mudando a maneira como trabalhamos e vivemos.


A geração de linguagem natural é usada para criar texto semelhante ao texto gerado por humanos. Já os algoritmos de aprendizado de máquina usam programas de computador para ler e entender o conteúdo, aprender com ele e criar novos modelos de comportamento humano.


Ferramentas de geração de texto como Siri, Alexa, Cortana e Google Home contam com tecnologias avançadas de IA para seu sucesso. Esses assistentes baseados em voz podem reconhecer as dicas contextuais dos usuários para fornecer as informações de que precisam, quando mais precisam.


6. Internet das coisas (IoT)


A Internet das Coisas é uma rede de objetos físicos incorporados com eletrônicos, software, sensores, atuadores e conectividade de rede que permite que os objetos coletem e troquem dados.


A IoT é um fenômeno que existe em conceito desde os anos 1970. No entanto, tornou-se mais prevalente nos últimos anos devido ao aumento da digitalização na vida cotidiana.


As empresas estão explorando como podem aproveitar essa tecnologia para melhorar os processos de negócios e aumentar a eficiência. Isso inclui simplificar a logística, rastreando mercadorias do depósito às prateleiras das lojas e criando uma interação eficaz com o cliente por meio de dispositivos IoT projetados com princípios de design centrados no ser humano.


Isso permite novas maneiras de expandir negócios ou melhorar o atendimento ao cliente usando algoritmos de aprendizado de máquina em dados coletados de dispositivos conectados.


Nós da Agência de Artistas, esperamos que esse conteúdo possa te ajudar! Não deixe de olhar os artigos anteriores, tem muito conteúdo valioso por lá!


E qualquer dúvida, entre em contato conosco através dos canais abaixo, será um prazer conectar à você.


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